domingo, 15 de agosto de 2010

Bioquímica em Medicina (LIVRO). Volume I- Análises e Perspectivas

A colectânea que se apresenta engloba vinte e seis anos da vivência da área da Bioquímica no curriculum da licenciatura de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, (FMUL).
OsEditores foramresponsáveis pedagógicos pelo ensino de duas disciplinas, a Bioquímica (designada por Bioquímica Celular depois de 1994, foi regida por JMS entre 1978 e 1994 e, deste ano a 2005, por CS) e a Bioquímica Fisiológica (regida de 1994 a 2005 por JMS, também
coordenador da área).
O texto está subdividido por três volumes.

Volume I- Análises e Perspectivas
Prefácio
Capítulo 1 – Acesso ao Ensino de Bioquímica em Medicina
e Avaliação Diagnóstica de Conhecimentos
1 – Preparação real dos alunos candidatos ao curso de Medicina, na área da
química.
2 – Ensino de bioquímica.
In: Boletim FML 1986; 16:1-2
3 – Apreciação de uma avaliação diagnóstica precedente ao ensino de bioquímica
em 1986/1987.
4 – Avaliação diagnóstica dos interesses, vivências e conhecimentos de
química dos alunos admitidos à FML em 1989/1990.
5 – Acesso à Faculdade de Medicina de Lisboa. Avaliação dos conhecimentos
específicos de química e perfil sócio-cultural dos alunos admitidos
nos anos lectivos de 1989/90 e 1990/91.
6 – Análise de alguns factores académicos e demográficos potencialmente
preditores do rendimento na disciplina de bioquímica pelos estudantes
de medicina admitidos na Faculdade de Medicina de Lisboa em
1990/1991.
6 Acesso ao Ensino de Bioquímica em Medicina
7 – Proposta de re-estruturação das perguntas de química nas provas específicas
de biologia, física e química e suas implicações.
8 – Insuficiente escolaridade de química orgânica do ensino pré-universitário
Português.
9 – Um cuidado adicional na pré-graduação.
10 – Hábitos de estudo e estilos de aprendizagem dos alunos do 1º ano da
Faculdade de Medicina de Lisboa – caracterização e evolução.
11 – Self-learning habits of students.
Capítulo 2 – Bioquímica na formação médica
12 – Relevância da bioquímica no curriculum médico. Ensaio sobre a educação
médica e a sua dependência da investigação e ciências experimentais.
13 – A bioquímica no progresso médico.
14 – Considerações sobre algumas modalidades de formação pós-graduada
em bioquímica patológica.
15 – Ensino pós-graduado em bioquímica.
Capítulo 3 – Relatórios Pedagógicos
16 – Relatório pedagógico. – J. Martins e Silva, 1978
17 – Relatório pedagógico. – Carlota Saldanha, 2004

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